eleições 2018

Sem título de eleitor, escândalos de corrupção desanimam estudantes

Eduardo Tesch

Na década de 1950, Santa Maria precisava de uma instituição de ensino estadual que suprimisse a necessidade de formar alunos no ensino ginasial - hoje correspondendo do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foi assim que surgiu, em 10 de outubro de 1953, a Escola Estadual Manoel Ribas, o Maneco, localizada no centro de Santa Maria. A escola se instalou no prédio onde funcionava um colégio da cooperativa de ferroviários da cidade. O nome é uma homenagem ao ex-prefeito e àquele que construiu o prédio onde a instituição foi erguida. Em seus mais de 50 anos de fundação, a história da escola se confunde o cenário político da cidade.

O colégio, conhecido pela sua forte representação estudantil, formou importantes lideranças políticas estaduais e nacionais, como o ex-ministro e ex-governador Tarso Genro, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Renan Kurtz, o ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, entre outros (leia mais ao lado). Apesar de tantas figuras conhecidas terem passado por lá, em pleno ano eleitoral, o debate político entre os estudantes parece não entusiasmar.

Antes palco de acalorados debates, o Grêmio Estudantil está sem representação dos alunos. Com pouco envolvimento, os estudantes da Manoel Ribas representam uma realidade em comum entre boa parte dos jovens de Santa Maria: o crescente desinteresse pela política. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 785 jovens com 16 e 17 anos fizeram o título eleitoral na cidade - são 187 com 16 anos, e 598 com 17.

Eleitores não poderão mais fazer recadastramento biométrico na hora da votação

O Diário ouviu 16 alunos, entre 16 e 17 anos, que estudam no 2º ano do Ensino Médio da escola. Deles, nenhum fez o título de eleitor. Os motivos são os mais variados: escândalos de corrupção na política, desconhecimento dos candidatos, prazos apertados para fazer o título e a falta de propaganda por parte da Justiça Eleitoral. Essas são algumas das justificativas dos adolescentes.

No auge das redes sociais e assistindo cada vez menos televisão, o estudante Murilo Vargas, 16, acredita que as propagandas pela internet poderiam incentivar o voto entre os colegas.

- Acho que falta muita propaganda do governo. Eu nunca vi. Ninguém aqui está sabendo, por exemplo. Acho que, se os órgãos oficiais impulsionassem publicações nas redes sociais em relação ao assunto, isso ia melhorar - opina ele.

Já Ana Luíza Vidal, 16, comenta que assistiu aos primeiros debates entre os presidenciáveis neste ano, mas isso acabou diminuindo ainda mais a vontade de votar.

- Eu não costumo olhar TV, mas quando fui olhar os debates me decepcionei. Sinceramente, eu não acredito nos políticos que estão no poder, nem em que está disputando as eleições, por isso não fiz o meu título - diz. 

QUEM FOI MANOEL RIBAS 

Nascido em 1873, em Ponta Grossa, no Paraná, Manoel Ribas chegou em Santa Maria em 1897, quando foi convidado para organizar a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Durante esse período, ajudou na construção da escola que levaria o seu nome, mas, na época, educava os filhos dos empregados da Viação Férrea. Em 1927, foi eleito prefeito de Santa Maria. Cinco anos mais tarde, em 1932, o então presidente, Getúlio Vargas, o nomeou interventor do estado do Paraná, cargo que, hoje, seria o de governador. Com a deposição do governo de Vargas, em 1945, Manoel Ribas saiu do Executivo. Um ano mais tarde, em 1946, ele faleceu em Curitiba, capital paranaense.

Vereadores querem colocar instituto de bem-estar animal na antiga área da Fepagro

ALGUNS POLÍTICOS QUE ESTUDARAM NA ESCOLA 

  • Ex-ministro e ex-governador Tarso Genro
  • Ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer
  • Ex-deputado federal e estadual Renan Kurtz 
  • Ex-deputado federal e ex-vice-governador do Estado João Gilberto Lucas
  • Ex-deputado estadual e ex-secretário da Justiça e de Obras Fabiano Pereira

OS MOTIVO DA DECISÃO DE NÃO TIRAR O TÍTULO

Henrique Duarte, 16

  • "Não costumo assistir as propagandas eleitorais. A política não me chama a atenção e eu prefiro me manter neutro em relação em relação à política". 

Adriano dos Santos, 17

  • "Eu não vejo ninguém honesto suficientemente para eu votar. Dos que estão aí, para mim, todos mentem. Eles não falam a realidade para a população".

Luana Silveira, 17

  • "Eu, sinceramente, tenho medo de errar no meu voto. Tenho medo de me sentir culpada depois, sabe? Vejo muita gente que vota e depois acaba se sentindo culpada. Depois de votar não adianta mais".

Bibiana Menezes, 16

  • "Eu perdi o prazo pra fazer o título de eleitor. Queria fazer para dar a minha opinião. Acho importante participar das eleições. Dessa vez não vai dar".

William Tchelo, 16

  • "Faltou tempo e também interesse em fazer o título. Eu acompanhei os debates e não vejo ninguém preparado para assumir o cargo de presidente". 

Rafaela Silva, 16

  • "Eu também não vi propaganda nenhuma da Justiça Eleitoral. Acho que falta muita divulgação para aumenta o número de pessoas com o título".

Ana Luíza Vidal, 16

  • "Eu não costumo olhar TV, mas quando fui assistir os debates eu me decepcionei. Sinceramente, eu não acredito nos políticos que estão no poder e nem em que está disputando as eleições, por isso não fiz o meu título".

Bruna Correa, 16

  • "Não costumo assistir televisão, e com isso não fico sabendo de muita coisa. Além disso, não tenho confiança em ninguém. No final das contas, todos estão envolvidos em corrupção".

Beatris Dornelles, 17

  • "O brasileiro está muito fragilizado com os escândalos de corrupção. Fica difícil escolher em quem votar."

Mireli Beskow, 16

  • "Eu assisto todos os debates e acho que nenhum deles está apto para o cargo. Eu acompanho com mais frequência os candidatos à presidente."

Luan Oliveira, 16

  • "Como eu fazia aniversário no mês de junho, não sabia que podia fazer o título ainda com 15 anos. Se soubesse, faria. Acho que falta propaganda pra informar as pessoas dessas coisas".

Murilo Vargas, 16

  • "Acho que falta muita propaganda da Justiça Eleitoral. Eu nunca vi. Ninguém aqui está sabendo, por exemplo. Acho que se os órgãos oficiais impulsionassem publicações nas redes sociais em relação ao assunto, isso iria melhorar"

Andriele Pimentel,, 16

  • "Não me informei sobre as eleições desse ano. Minha família sim, eles acompanham bastante, e costumo pegar as ideias deles, na maioria das vezes".

Lisieli Marinho, 16

  • "Não fiz o título por falta de informação. Deveria ter mais informação, mais conversa com a gente para nos informar das coisas."

Julian dos Santos, 16

  • "O que me faz não votar é a corrupção. Depois de tantos erros é difícil confiar em alguém."

Jean dos Santos, 16

  • "Me falta interesse, não sei do que está acontecendo na política nacional. Acabo me distanciando um pouco em função disso".




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apoiadores de Bolsonaro fazem carreata em Santa Maria Anterior

Apoiadores de Bolsonaro fazem carreata em Santa Maria

Estreantes no voto, estudantes de Santa Maria contam as razões de não quererem votar Próximo

Estreantes no voto, estudantes de Santa Maria contam as razões de não quererem votar

Política